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Apenas 31% dos estudantes sergipanos do 2° ano fundamental da rede pública atingem padrão nacional de alfabetização, alerta Linda Brasil





No Dia Nacional da Alfabetização, celebrado em 14 de novembro, a deputada estadual Linda Brasil (Psol), líder da oposição na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), trouxe à tona preocupantes dados sobre o cenário da educação no estado. Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), apenas 31% dos estudantes sergipanos do 2º ano do ensino fundamental da rede pública alcançaram, em 2023, o padrão nacional de alfabetização. Esse dado reflete desafios significativos para o desenvolvimento educacional em Sergipe.


Linda Brasil aproveitou a data para reforçar a importância da alfabetização como um direito social e um pilar fundamental para a emancipação humana, cobrando do Governo do Estado mais investimentos e uma divulgação mais ampla das políticas públicas voltadas para a educação básica. “Nos últimos anos, assistimos ao fechamento de turmas dos primeiros anos do ensino fundamental na rede estadual, transferindo-as para as redes municipais, muitas vezes sem justificativa ética ou pedagógica e mesmo com demanda ativa”, denunciou a deputada.


Prioridade à Educação como Política de Estado


Em um apelo direto aos demais parlamentares, Linda Brasil defendeu a necessidade urgente de transformar a educação em uma prioridade de Estado, com foco na alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos. “Não basta garantir o acesso à escola; precisamos assegurar uma educação de qualidade, que realmente contribua para o desenvolvimento social. Esse deve ser o nosso compromisso,” ressaltou.


Impacto do Fechamento de Escolas na Alfabetização


O Sindicato dos Profissionais da Educação do Estado de Sergipe (Sintese) tem criticado o fechamento de turmas nos anos iniciais do ensino fundamental, associando essa prática à queda nos índices de alfabetização. Em suas publicações, o Sintese destaca que o fechamento de escolas impacta não apenas o desempenho educacional, mas também gera a extinção de postos de trabalho de professores, merendeiras, vigilantes e outros profissionais, além de reduzir o acesso a verbas federais destinadas à educação. Essa perda de recursos fragiliza ainda mais a estrutura educacional do estado, conforme apontado pela deputada.


A situação da alfabetização em Sergipe, levantada por Linda Brasil e corroborada pelo Sintese, expõe uma realidade que demanda respostas urgentes e efetivas.

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