top of page

Deputada Linda Brasil volta a denunciar situação crítica da Saúde do Estado de Sergipe


No grande expediente da sessão plenária desta quinta-feira, 13, a deputada estadual Linda Brasil (Psol), líder da oposição na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), voltou a denunciar as condições da saúde pública no estado. A parlamentar repercutiu uma reportagem veiculada pela TV Sergipe, que mostra o drama de pacientes que chegam a aguardar cerca de dois meses por uma cirurgia ortobucomaxilar no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o maior do estado, por falta de insumos. A parlamentar também criticou a situação das Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) dos hospitais públicos, que não têm dado conta da alta demanda.

A deputada avalia que o caos vivenciado por sergipanas e sergipanos na saúde pública de Sergipe precisa ser resolvido urgentemente. “Esse caso da espera por cirurgia ortobucomaxilar, por exemplo, é muito grave porque as pessoas sofrem, no mínimo, três violências: a dos acidentes, a de ficarem em situação stress e com mais riscos de contraírem alguma infecção e de, na hora da cirurgia, ter o osso novamente quebrado, pois foi calcificado na espera. Já a questão das crianças, estamos falando de crianças que estão sofrendo com o agravamento das síndromes gripais e da dengue e não têm o tratamento adequado, pois os hospitais estão sem vagas”, destaca Linda.

Problemas na pediatria

De acordo com o Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese), 19 crianças estão aguardando leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica nos hospitais Universitário, Santa Isabel, da Criança e no de Urgência de Sergipe. Das 19, oito estão se encontram no Hospital de Lagarto, aguardando a transferência que foi solicitada pelo Cremese via Documento Único de Solicitação de Vagas (DUSV). Situação semelhante acontece na ala crítica vermelha do Huse, onde nove crianças aguardam leito e estão utilizando suporte ventilatório. “Não podemos aceitar que, enquanto as nossas crianças estão sofrendo com a falta de leitos de UTI, o Governo esteja com foco em festas, não é que não se deva fazer festas, eu não quero que distorçam a minha fala, é que precisamos de respostas quanto a essas graves questões que envolvem a Saúde em nosso estado. A máquina de propaganda política do Governo, a Comunicação, só tem mostrado festa, festa e festa. É preciso mostrar a realidade. E a realidade não é apenas de momentos felizes, como o Governo faz questão de reforçar”, afirmou a deputada.

Cirurgias bucomaxilo

Além dos leitos de UTI para as crianças, a deputada denunciou ainda a situação difícil das pessoas que estão aguardando cirurgias ortobucomaxilar. “Há uma grande fila no Huse de pacientes que aguardam há semanas e meses. Na matéria da TV Sergipe, a gente vê que tem um desses pacientes que está há dois meses aguardando para fazer uma cirurgia no maxilar. E isso só agrava o quadro dos pacientes, como eu já falei, fazendo com que as pessoas sofram mais traumas. Existem 11 pacientes, dos 30 internados, que precisam de cirurgia. Muitos deles foram ao Ministério Público e até agora nada”, relatou a deputada.

Linda concluiu a fala no grande expediente apelando à Comissão de Saúde da Casa Legislativa que se una para cobrar do governador do estado respostas no que concerne às problemáticas da Saúde. “É uma falta de respeito absurda ao direito humano básico de acesso à saúde. Essas questões não acontecem por falta de dinheiro. É por falta de planejamento. O que acontece com essa empresa que não está liberando os insumos para as cirurgias? Por que ainda presta serviços nessa condição? De quem é essa empresa? Falta interesse, falta preocupação com as vidas e nós, enquanto parlamentares, precisamos cobrar e precisamos ter um retorno, chamar o secretário aqui para que nos explique essa falta de planejamento”, cobra a deputada.

Foto: Jadilson Simões

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page