top of page

“Educação e Direito à Cidade” é tema de Conselho Popular Realizado pela deputada Linda Brasil



Na noite desta segunda-feira, 10, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) realizou mais um encontro do Conselho Popular. Desta vez, a iniciativa teve como  temática a “Educação e Direito à Cidade”. A reunião contou com a presença da assessora técnica da Secretaria Nacional das Periferias, Luana Alves, e com o coordenador nacional do Movimento de Trabalhadoras(es) Sem-Teto (MTST) e integrante da Frente Povo Sem Medo, Rud Rafael, além de estudantes secundaristas, professoras e professores e representantes de universidades e da sociedade civil organizada.

Em sua fala, a deputada Linda Brasil destacou que a iniciativa é do Grupo de Trabalho (GT) de Educação da sua mandata. “Essa é a quarta edição do Conselho Popular com temáticas ligadas à educação, e é uma iniciativa do GT de Educação da minha mandata. Hoje temos profissionais extremamente qualificados na área do direito à cidade em nível nacional. E eu fico muito feliz em estarmos juntes proporcionando esse debate que afeta a vida de pessoas de diferentes formas, principalmente, entendo os problemas que atingem nossa sociedade e, consequentemente, propormos políticas públicas efetivas que atendam essas diferenças”, destacou a parlamentar.

A assessora técnica do Ministério das Cidades, Luana Alves, apresentou as ações da Secretaria Nacional das Periferias. “Nossas ações são transversais e conversam com vários ministérios, como o da Igualdade Racial e dos Direitos Humamos”. Luana também destacou a importância do Conselho Popular como espaço de defesa de uma sociedade mais justa. “Estamos precisando cada vez mais nos organizarmos, para que as consequência desse capitalismo predatório não ganhe mais força. O caminho é a educação popular e a organização. A gente tem os ministérios, mas não é o suficiente, precisamos pautar em todos os espaços, em todas as pautas que alcançarmos e aqui é um desses espaços que são extremamente importantes”, analisou.

Educação e Direito à Cidade

Na ocasião, a coordenadora do GT de Educação da Mandata, Dayanna Louise, intermediou o debate e destacou a presença e a participação de estudantes secundaristas na plateia virtual do Conselho Popular. “Hoje temos a presença dos estudantes em nosso Conselho e isso é muito importante, pois aqui discutimos problemas que elas e eles passam todos os dias e das formas mais complexas possível. Então, estamos ouvindo especialistas, mas também pessoas que passam por todas as vertentes dos problemas que são discutidos aqui”, afirmou a assessora.

Rud Rafael falou sobre a importância da união para a construção de uma reforma urbana que seja democrática e com a participação de toda a sociedade. “Temos que articular espaços como esses para discutirmos tecnologias sociais que nos tragam para uma nova forma de ver as cidades, a partir da visão de quem constrói  as cidades todos os dias. Só existe direito à propriedade se ela cumpre uma função social, então, precisamos trabalhar de forma comunitária esse  bem e esse direito. E é isso que estamos fazendo aqui”, reforçou o coordenador.

A deputada Linda Brasil concluiu a reunião afirmando que os conselhos, promovidos pelo GT de Educação, são espaços de formação política. “Aqui é uma escola política. A gente vê a diversidade dos temas e das participações sob uma perspectiva inovadora, ou seja, hoje estamos discutindo Educação e Direito à Cidade e de forma tão rica e complexa. E isso me move, mesmo que muitas vezes a práxis legislativa me entristeça, aqui a gente se conecta para nos fortalecermos, para fortalecer as nossas atuações nos espaços que ocupamos e potencializamos as nossas lutas”, analisou a deputada.

0 visualização0 comentário

댓글


bottom of page