Indicações da deputada Linda Brasil buscam a criação de novo Centro de Imagem em Sergipe e formulação de plano de manutenção dos tomógrafos
- Morgana Barbosa
- 10 de abr.
- 2 min de leitura

A deputada estadual Linda Brasil (Psol) usou o Pequeno Expediente da Sessão Plenária da Assembleia Legislativa, na quarta-feira (9), para tratar sobre duas indicações de sua autoria que buscam atender à crescente demanda por exames de imagem e evitar a desassistência na rede pública de saúde. A primeira emenda, já protocolada, cobra o conserto dos tomógrafos do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), já a segunda pede a criação de um novo Centro de Imagem em Sergipe.
O Hospital de Urgência de Sergipe possui, atualmente, apenas três tomógrafos, alocados nos setores de Pediatria, Oncologia e no Pronto- Socorro, somando a demanda de, aproximadamente, 120 exames por dia. A estrutura insuficiente para o atendimento do volume de solicitações gera sobrecarga nos equipamentos e atraso na obtenção de diagnósticos essenciais ao tratamento dos pacientes.
Linda Brasil salienta que a desassistência ocasionada pela falta dos equipamentos, que estão quebrados há mais de 15 dias, amplia filas e gera prejuízos à saúde da população. “O povo, mais uma vez, paga a conta da negligência do Governo do Estado. O mais grave de tudo é que os tomógrafos quebram o tempo todo. Por isso, é necessário que a Secretaria de Saúde tenha um plano de ação para que haja manutenção contínua e agilidade para o conserto dos equipamentos quebrados”, declarou.
Os exames de imagem são fundamentais para a detecção precoce de doenças e acompanhamento de agravos. A demora na realização desses procedimentos compromete a qualidade do atendimento e pode gerar a piora nos casos clínicos.
Diante desse cenário, a indicação prevê a implantação de um novo Centro de Imagem, equipado e com o corpo técnico qualificado, para a realização de tomografias, ressonâncias magnéticas, ultrassonografias e radiografias. “Precisamos empregar esforços nos cuidados essenciais à população. Precisamos pensar, sobretudo, na preservação de vidas”, salientou a parlamentar.
Commentaires